sexta-feira, 31 de agosto de 2012

"Creme de virgindade" causa polêmica na Índia"


Depois de um controverso creme que se propunha a clarear a vagina, uma companhia indiana lançou um cosmético que faria as mulheres voltarem a se sentirem como virgens. Chamado de "18 Again" (18 de novo, em tradução livre), o produto tem um comercial no melhor estilo Bollywood. No vídeo, uma mulher dança com seu marido enquanto canta "eu me sinto como uma virgem" repetidamente.

O "creme de virgindade" agiria estreitando a genitália feminina e causou furor no país. Enquanto a Ultratech, fabricante da novidade, afirma que o "18 Again" ofereceria poder às mulheres, os críticos defendem exatamente o oposto. "É um produto único e revolucionário, que também contribui para aumentar a autoconfiança de uma mulher e seu amor próprio", explica o proprietário da empresa, Rishi Bhatia, à rede BBC. Bhatia ainda acrescenta que o creme contém ingredientes naturais, como pó de ouro, aloe vera, amêndoa e romã, e foi clinicamente testado.

Além de revolta nas redes sociais, o "produto revolucionário" também desagradou grupos feministas e médicos. Membro da Federação Nacional de Mulheres Indianas, Annie Raja opina que, ao invés de fortalecer as mulheres, o creme tem o efeito contrário, pois reforçaria a visão de muitos na Índia – a de que as mulheres devem permanecer virgens até o dia do casamento. "É o direito de uma mulher ter relações sexuais com um homem, mas a sociedade aqui diz que elas não devem fazê-lo até se tornarem noivas", esclarece a ativista, que acha que o creme poderia gerar um complexo de inferioridade nas indianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário